Blog

DESCUBRA COMO MELHORAR O DESEMPENHO DO CELULAR

DESCUBRA COMO MELHORAR O DESEMPENHO DO CELULAR

Muito se fala que os smartphones são “computadores de bolso”. E não é por menos. Os celulares estão cada vez mais modernos e parecidos com computadores. Praticamente tudo que fazemos em um pc é realizado em um smartphone. Por isso, o desempenho do celular tende a ficar comprometido, assim como acontece com nossos notebooks e afins.

Isso está diretamente relacionado também à tal da obsolescência programada. Se você nunca ouviu falar desse termo, explicamos. É uma ação realizada por fabricantes de aparelhos eletrônicos para que eles tenham uma menor durabilidade. Assim, o consumidor se vê obrigado a trocar de produto antes do esperado. Os aparelhos celulares são um dos mais afetados por essa prática.

Quando compramos um celular novo, tudo funciona muito bem, as atualizações são feitas rapidamente, todos os aplicativos operam perfeitamente. Com o tempo, as coisas mudam. Quanto mais apps forem instalados, mais arquivos forem baixados e mais bateria for consumida, o celular vai perdendo sua força.

Nesse ponto, eles também se assemelham aos computadores. Travam, demoram a responder, ficam com o sistema operacional lento. O que fazer?

6 dicas para melhorar o desempenho do celular
Trocar de celular é uma saída, mas, se você não quer ter esse gasto, pode usar simples artifícios que melhoram o desempenho do seu celular.

Com essas pequenas ações realizadas no dia a dia, no sofá de casa ou no caminho do trabalho, você tem de volta parte da performance que seu celular tinha quando começou a usá-lo. Confira as dicas!

1. Libere mais espaço na sua memória interna
Em muitos modelos de celulares, além da memória interna, existe também a memória via cartão SD. Com ele, você pode armazenar arquivos, como imagens, vídeos e documentos, sem ocupar o espaço interno do seu aparelho.

Quem não tem cartão SD pode utilizar também aplicativos de armazenamento em nuvem, como o Google Drive. Assim, seus documentos ficam salvos diretamente na internet, e não no seu aparelho.

2. Limpe a memória cache
Você sabe o que é memória cache? É um tipo de memória que trabalha junto com o processador do aparelho para melhorar o desempenho do celular.

Na prática, ela armazena dados que o aparelho precisará para funcionar. Ou seja, se você acessa um site já visitado anteriormente, ele vai abrir mais rápido porque o celular já tem a memória da página guardada.

Acontece que, com o passar do tempo, muita coisa fica acumulada. Em vez, portanto, de melhorar o desempenho do celular, faz o caminho inverso.

Por isso, é importante periodicamente limpar o cache do seu celular para liberar espaço e garantir uma melhor usabilidade.

3. Desinstale apps não utilizados
Diariamente, somos expostos a situações que exigem que baixemos aplicativos de diversos tipos, afinal, muita coisa hoje em dia se resolve via aplicativos.

O problema é que isso se torna uma bola de neve e seu celular acaba recebendo muitos apps que, com o passar do tempo, deixam de ser utilizados e ficam obsoletos. A dica é, portanto, se livrar desses elefantes brancos.

Faça um passeio pelo seu smartphone e desinstale aqueles que você não usa mais ou usa esporadicamente. É melhor baixar sempre que for preciso e depois desinstalar do que mantê-lo ocupando memória e até mesmo internet.

4. Prolongue a vida útil da bateria
Celular com carga baixa também pode ter seu funcionamento comprometido. Por isso, é importante atentar-se a detalhes para não ter problemas com a performance do aparelho.

Algumas simples ações que podem ser executadas são: desativar a geolocalização, mantê-lo sempre no modo noturno, ajustar o brilho de tela e desligar o sinal do wi-fi quando não estiver em uso.

Hoje, a grande maioria dos aparelhos operam com o modo economia de energia. Nesse esquema, de forma inteligente, o próprio aparelho executa as ações citadas anteriormente para garantir um melhor aproveitamento da bateria.

5. Reinicie o seu aparelho
Uma medida para melhorar o desempenho do celular é resetá-lo para a versão de fábrica. Parece drástico, mas pode trazer bons resultados, afinal o celular volta à estaca zero. Especialistas sugerem que a cada três meses é um bom prazo para reiniciar seu aparelho.

Como hoje você pode se valer do armazenamento em nuvem, ao reiniciar seu celular e fazer login novamente, todos os seus arquivos estarão lá. Esse momento também é propício para você rever os apps que utiliza e manter somente o essencial.

Gostou das dicas apresentadas? Assine nossa newsletter e receba conteúdos como esse e muito mais semanalmente no seu e-mail.

Notícias Relacionadas

tel